Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A influência das redes sociais no esporte - Twitter

Em tempos de internet, em que as redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook viraram uma febre, era apenas uma questão de tempo para que o mundo do futebol se rendesse à nova tecnologia. Através dela, o usuário publica, em até 140 caracteres, o que está fazendo, com a opção ainda de enviar fotos e vídeos.
Muitos esportistas já aderiram à nova mania, divulgando desde informações totalmente corriqueiras a furos jornalísticos, como no caso de Luxemburgo ter sua saída do Palmeiras através de seu twitter, o presidente do clube, Luiz Belluzzo, anunciou a contratação de Muricy Ramalho.
A mais recente notícia foi Luxemburgo desmentindo sua candidatura ao senado em Tocantins: “Não declarei em momento algum que entraria para a política me candidatando a algum cargo público em Tocantins. Tenho um trabalho social em Tocantins e um dia, depois que parar com o futebol, pretendo morar lá.”
Outro técnico que é "twitteiro" de mão cheia, Mano Menezes já conta com mais de 450 mil seguidores (pessoas que acompanham suas postagens) e atualiza constantemente sua a página com informações sobre o cotidiano do Corinthians. Ele foi recentemente incluído na lista dos dez twitters mais influentes do mundo, publicada pelo jornal inglês "The Daily Telegraph".
Em entrevista no programa “Arena Sportv”, Mano declarou: “Não quero dar furos de reportagem. Tenho o cuidado de não concorrer com a imprensa. As pessoas tem retribuído com opiniões, com carinho’’.

Sucesso no Twitter, Kaká tem mais de 380 mil seguidores. O jogador escreve em português e inglês. Apesar de tanto assédio, o meia do Real Madrid deu um tempo no microblog depois de sua mulher se envolver em polêmica no dia da eliminação do clube espanhol na Copa dos Campeões da Europa.
No dia 10 de março, Caroline Celico, mulher de Kaká, usou o Twitter para criticar o técnico chileno Manuel Pellegrini. Ela encaminhou pelo seu perfil uma mensagem feita por Diogo Kotscho(assessor de Kaká): "Técnico covarde sempre tira um jogador cobrado para tentar tirar o foco da própria incompetência."

No mundo da velocidade, Tony Kanaan e Rubens Barrichello é um viciado na ferramenta, além de fotografar os bastidores das corridas ele também gosta de organizar promoções com fãs.

Uma grande polêmica recente ocorreu também com os jogadores da NBA, os jogadores de basquete foram punidos pela liga americana por usarem o Twitter durante as partidas.
Por conta disso, Amare Stoudemire, Tyson Chandler e Rasheed Wallace, respectivamente do Phoenix Suns, Charlote Bobcats e Boston Celtics terão de pagar juntos mais de quarenta mil dólares à NBA.
Em uma partida contra o Boston Celtics na última temporada, o jogador mandou uma mensagem direto do vestiário, pelo celular, comentando que o jogo estava empatado e dizendo que o técnico queria mais garra.

O Twitter na Copa 2010


Foi divulgado nesse último dia 03/04/2010, pela CBF, que os 23 jogadores que forem convocados por Dunga para a Copa do Mundo não precisarão ficar sem o Twitter. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a CBF liberou os atletas a postarem em seu microblog durante a competição na África do Sul.
Os mais de 390 mil seguidores de Kaká no Twitter e os quase 30 mil de Luís Fabiano não vão ficar sem as postagens dos craques durante a Copa do Mundo.
Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, lembra que nem todo assunto será permitido:
“Os atletas vão poder postar sem problemas. A única restrição que vamos fazer é de não abordar assuntos internos da seleção em público. Essa é a mesma recomendação que fazemos aos atletas quando vão se expor em outros meios de comunicação."

Seja para publicar novidades, curiosidades ou informar, o Twitter é mais um artifício da Internet, e tem o intuito de auxiliar na comunicação e no entretenimento entre as pessoas, e melhorar a comunicação sempre é benéfico, inclusive no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário